RECOLHA DE RESÍDUOS
De acordo com o Portal do Estado do Ambiente (https://rea.apambiente.pt/) no ano de 2020, foram produzidos em Portugal Continental 5,01 milhões de toneladas de resíduos urbanos, ou seja, cerca de 512 kg/hab/ano. São valores muito elevados que nos fazem pensar.
O Homem sempre produziu lixo, mas a natureza desse lixo era diferente. Antigamente não havia plásticos, embalagens, pilhas e tantas outras coisas sintéticas que não desaparecem se as enterrarmos (ou seja, não são biodegradáveis). Hoje em dia uma única pilha de lixo deixada no solo contamina-o durante mais de 50 anos.
O que podemos fazer para minimizar esta situação? Cada um de nós pode contribuir, por um lado, reduzindo a quantidade de lixo produzida adquirindo produtos concentrados o que permite um menor consumo de materiais de embalagem e, por outro lado, participando na reciclagem ao separar adequadamente os diversos resíduos. A reciclagem é um método de diminuir a quantidade de resíduos, poupando recursos naturais e energéticos.
A nossa escola cedo se aliou a este propósito, recolhendo diversos resíduos e fazendo-os chegar às indústrias recicladoras e, em alguns casos, associar-se a causas nobres. Assim, podem fazer chegar à nossa escola os seguintes resíduos:
• rolhas de cortiça;
• tampas de plástico (conversão em material ortopédico);
• pilhas e baterias (Geração Depositrão);
• óleo alimentar usado (em colaboração com a AMI);
• resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos – REEE´s (eletrodomésticos, televisões, monitores e resíduos de natureza informática) e lâmpadas (Geração Depositrão);
• tinteiros e toneres.
COLABORE!
PARTICIPE NESTAS CAMPANHAS!
TRAGA OS RESÍDUOS!
NOTA: Os resíduos devem ser entregues no depósito da Geração Depositrão


